Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em parceria com a Defesa Civil, indica agravamento nas condições do tempo entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8) em todo o Estado.
O alerta meteorológico aponta risco muito alto para tempestades severas na metade Oeste e alto na metade Leste do Paraná. A previsão indica acumulados de chuva que podem ultrapassar 50 mm em algumas regiões, descargas elétricas, rajadas de vento acima de 80 km/h e possibilidade de granizo pontual.
As tempestades chegam após uma breve trégua no tempo. Nesta quinta-feira (6), não há previsão de chuva, com exceção da faixa Leste. No Interior, as mínimas variam entre 9°C e 10°C em cidades como General Carneiro, Palmas e Clevelândia, enquanto as máximas podem passar dos 30°C em Paranavaí, Foz do Iguaçu, Loanda e Capanema.
Na sexta-feira (7), as temperaturas continuam elevadas, podendo atingir 34°C em cidades do Norte e do Oeste. O calor intenso contribui para o aumento da severidade das tempestades, que serão provocadas pela combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do País e a aproximação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical.
Segundo o Simepar, as tempestades devem começar no Sudoeste e Oeste do Paraná durante a tarde, avançando para outras regiões ao longo da noite. A chuva deve persistir até a madrugada de sábado (8), especialmente no Norte do Estado e nas áreas próximas à divisa com São Paulo.
Oeste Agora com informações da Simepar
Leave a Comment