Alerta em Foz do Iguaçu: nova morte pode estar ligada à ingestão de metanol

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiga mais um óbito suspeito de intoxicação por metanol no Paraná. O novo caso foi notificado nesta terça-feira (21) em Foz do Iguaçu. A vítima é um homem de 57 anos, encontrado morto em casa. As causas ainda estão sendo apuradas, assim como o caso de outro homem, de 47 anos, que também morreu na cidade e teve a suspeita notificada nessa segunda-feira (20). Amostras biológicas foram coletadas em ambos os casos, e os resultados laboratoriais devem confirmar se há relação com a ingestão de bebida adulterada.

Além das mortes em Foz, a Sesa recebeu nesta terça (21) a notificação de um novo caso suspeito em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. O paciente, de 43 anos, está internado com quadro estável e aguarda o resultado do exame.

Com as novas notificações, o Paraná chega a 23 casos registrados de possível intoxicação por metanol. Desses, cinco foram confirmados — quatro em Curitiba e um em Foz do Iguaçu, que resultou em óbito. Dois pacientes da capital seguem internados: uma mulher de 41 anos, em estado grave, e um homem de 60 anos, com quadro estável. Outros 14 casos foram descartados, e quatro permanecem em investigação, incluindo os dois óbitos de Foz e o caso recente de Almirante Tamandaré.

Distribuição de antídotos

Na tentativa de reforçar o atendimento, o Paraná recebeu recentemente 424 ampolas de etanol farmacêutico, adquiridas pelo Governo do Estado, além de 180 unidades enviadas pelo Ministério da Saúde. O medicamento é utilizado como antídoto nos casos de intoxicação por metanol.

As ampolas já foram distribuídas para as quatro macrorregionais de saúde e para Curitiba. Além disso, a Sesa também descentralizou as 84 doses de fomepizol — outro antídoto específico — recebidas no dia 10 de outubro. Até o momento, quatro pacientes em território paranaense já receberam tratamento com antídotos, conforme avaliação clínica individual.

Fonte – Rádio Cultura de Foz

Márcio de Souza

Autor e editor responsável pelo site Paraná e Notícia. Com um compromisso inabalável com o jornalismo sério e a informação relevante, Márcio se dedica a cobrir os principais fatos do Paraná, como Política, Plantão Policial, Esportes e Notícias do Oeste Paranaense, garantindo informação relevante e atualizada.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você gostou desta notícia, você também pode gostar destas aqui: