Na semana do Dia das Crianças, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) distribuiu mais de 4 mil amigurumis confeccionados por 510 pessoas privadas de liberdade a crianças de 20 instituições educacionais, assistenciais e de saúde de Foz do Iguaçu. São bonecos produzidas em crochê e tricô, usando uma técnica de artesanato japonesa. A ação alusiva ao Dia das Crianças integra os projetos Amigurumi Solidário e Tecendo o Bem e tem como propósito promover solidariedade, responsabilidade social e trabalho em equipe, além de reforçar o compromisso com a reinserção social.
Para os custodiados, participar do projeto é uma oportunidade de contribuir positivamente com a sociedade, fortalecer vínculos, resgatar a autoestima e reafirmar o sentimento de cidadania e pertencimento.
Segundo o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, cada boneco entregue carrega a dedicação e o esforço de pessoas que estão buscando uma nova oportunidade de vida. “Esse gesto simples de doação representa muito, tanto para quem recebe quanto para quem produz. É uma troca de esperança e humanidade que mostra o verdadeiro propósito da reinserção social”, afirma.
Além de levar alegria às crianças, os projetos também geram benefícios aos custodiados envolvidos. A Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) prevê a remição de pena pelo trabalho, permitindo a redução do tempo da pena e o desenvolvimento de novas habilidades técnicas e comportamentais. A cada três dias trabalhados, é reduzido um dia da pena.
Fonte – Rádio Cultura de Foz
Deixe um Comentário