Policiais equipados: forças especiais de segurança do Paraná recebem 1,5 mil fuzis

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (16), em Curitiba, o primeiro lote da maior aquisição de fuzis já realizada pelo Estado do Paraná. Ao todo, foram comprados 3.711 novos armamentos, sendo que 1.544 já foram entregues e o restante chegará até o início de 2026. O investimento nesta etapa foi de R$ 15,4 milhões, com apoio de emendas parlamentares.

Ratinho Junior destacou que os novos equipamentos têm papel estratégico na proteção da população e das forças policiais. “Hoje estamos entregando mais de 1.500 fuzis, e até o fim do ano serão mais de 3 mil. Esse investimento, junto com viaturas, caminhonetes blindadas e helicópteros, fortalece nossas equipes e garante que possamos enfrentar o crime organizado com ainda mais eficiência”, afirmou.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os armamentos de última geração serão destinados, inicialmente, às forças especiais da Polícia Militar e da Polícia Civil, como o BPFron, o Tigre, o Cirocam e o BPRone. “São unidades que atuam diretamente no combate ao crime organizado, tráfico de drogas e homicídios, situações que exigem resposta rápida e precisa”, disse.

Entre os equipamentos entregues estão 329 fuzis ARAD-7 calibre 7,62mm, de origem israelense, e 1.215 fuzis CZ Bren 2 calibre 5,56mm, fabricados na República Tcheca. Ambos seguem padrões internacionais de qualidade e serão utilizados pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica.

A entrega faz parte de um pacote superior a R$ 100 milhões que inclui, além dos fuzis, cinco helicópteros, 35 caminhonetes RAM 3500, 56 viaturas L200 e equipamentos ópticos e táticos de última geração, como miras termais e monóculos de visão noturna.

Os novos investimentos reforçam o enfrentamento ao crime organizado no Estado. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os crimes contra o patrimônio caíram 5,8% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, e os roubos a bancos foram zerados no período, resultado inédito na história do Paraná.

Fonte – Correio do Lago com informações de Agência Estadual de Notícias (AEN)

Márcio de Souza

Autor e editor responsável pelo site Paraná e Notícia. Com um compromisso inabalável com o jornalismo sério e a informação relevante, Márcio se dedica a cobrir os principais fatos do Paraná, como Política, Plantão Policial, Esportes e Notícias do Oeste Paranaense, garantindo informação relevante e atualizada.

Post navigation

Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você gostou desta notícia, você também pode gostar destas aqui: